Passo 1 - Escolha do tema.
No momento venho criando obras para a séria Florianópolis - Juntando os Cacos, cuja proposta é registrar em mosaico a arquitetura e cotidiano de quem vive em Florianópolis.
A decisão para o desenvolvimento dessa obra veio da necessidade da preservação de nosso patrimônio cultural muitas vezes oculto aos nossos olhos, como o Palacete de Hercílio Luz, região do Banco Redondo na Avenida Mauro Ramos.
Oculto lá estava até a demolição de algumas casas para dar espaço provavelmente para mais um empreendimento imobiliário.
Foto: João Cavallazzi, repórter
Diante da tristesa de ver nossa história abandonada ao acaso, fiz a escolha do tema para o próximo quadro e parti para pesquisa na internet, buscando imagens mais detalhadas que permitisse o desenvolvimento da obra.
Encontrei poucas imagens , desconsiderando as atuais, que demonstram a situação de abandono total.
Essa imagem foi escolhida para servir de inspiração, pois nos permite comparar o agora com a beleza do Palacete de ontem.
Construído em 1848, entre prédios modernos e deteriorado por décadas de abandono, é chamado de Chácara do governador Hercílio Luz. O terreno foi doado ao governador por amigos e pertenceu-lhe em usufruto até sua morte. Segundo Hercília da Luz, filha caçula do ex-governador um amigo teria presenteado a casa alegando que “um homem com tantos filhos não poderia deixar de ter uma casa”. saiba mais..
Nenhum comentário:
Postar um comentário