SM MOSAICOS

Espaço destinado a divulgação obras em mosaico - de SERGIO MATOS MARTINS

Pedidos de Orçamentos sergiomatosmartins@gmail.com
Florianópolis - SC






quarta-feira, 3 de junho de 2015

Outro dia me perguntaram se Mosaico era considerado ARTE.
Difícil definir arte e mosaico , ainda mais nos dias de hoje.
Mas vamos lá... dentro da minha opinião pessoal eu diria que o Mosaico pode ser uma das ferramentas usadas por um artista para expressar sua arte ou por um artesão para mostrar seu talento em seu artesanato. Nem todo o Mosaicista é um Artista, bem como, nem todo Artista é um Mosaicista talentoso.
O Mosaicista é a pessoa que trabalha com mosaico, por arte, por profissão ou por hobby, assim como um ceramista , um marcheteiro ou um chef de cozinha. Ele segue e muitas vezes cria as técnicas para a excelência do seu trabalho. Executa procurando a perfeição dentro do que foi proposto, tem como objetivo atender, dentro dos limites da técnica, o melhor possível .
O artista, cria uma forma de diálogo sobre suas ideias e pensamentos, suas filosofias e posições políticas, quer mostrar algo que gere sentimentos diversos em quem o aprecia, ou o detesta... o artista contemporâneo, mais livre ainda, não se apega a mais nada, muitas vezes, nem mais a colocar a mão na massa literalmente, ele tem ideias e pode orquestrar um grande grupo de pessoas para ajudar a executar seus sonhos, não quer limites de técnicas, estar preso ao que já foi criado, adora Marcel Duchamp e Ai Weiwei. Ele está além do bem e do mal, é a pura expressão da liberdade na terra, é ilimitado.
Sobre este olhar, quando um Mosaico pode ser considerado uma obra de arte e não um artesanato? Quando um Artista, dentro de um contexto que queira trabalhar, usa das técnicas do mosaico para expressar seu sentimento em relação a algo que queira comunicar à sociedade. Ele quer permitir que o contexto apresentado seja sentido pelo observador, quer mexer com algo dentro da mente de quem está apreciando. Não se trata de ser bonito ou não, o que interessa é a provocação que gera. Então, quando um mosaico, provocar, fizer sentir algo além do óbvio, quando fizer questionar sobre aquilo, pode-se dizer, este Mosaico é Arte.
E qual a importância disso tudo? A importância , está em gerar mais perguntas, mais questionamentos, em talvez, despertar o artista que dorme em algumas pessoas e também valorizar o artesão que encanta com mosaicos perfeitos. A importância da discussão está em tentar ajudar os Mosaicistas a se posicionarem com segurança em relação aos seus trabalhos e ao que pretendem apresentar. Pensando e discutindo fortalecemos o Mosaico como um todo.
Por isso acredito, que quem gosta de Mosaico, seja artesão, artista ou um apreciador somente, gosta mesmo, é de ver o resultado incrível de construir no desconstruído.
Quem pratica mosaico se desliga do mundo, se liberta enquanto reconstrói .
Isso é mágico!!!!
Teste as técnicas, brinque com os materiais, faça o que lhe deixa mais feliz, seja você mesmo dentro dos seus limites, que pode acreditar, são ilimitados...
E para você , o que o Mosaico provoca?
Letícia Melara

Sergio M Martins Mosaico é arte. Arte através de cacos. A cada peça uma imagem, uma mensagem e uma realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário