SM MOSAICOS

Espaço destinado a divulgação obras em mosaico - de SERGIO MATOS MARTINS

Pedidos de Orçamentos sergiomatosmartins@gmail.com
Florianópolis - SC






sábado, 18 de dezembro de 2010

Elaborando Mosaico - PASSO A PASSO (Tutorial)

A proposta aqui vai ser mostrar passo a passo a criação de uma obra.

Passo 1 - Escolha do tema.

No momento venho criando obras para a séria Florianópolis - Juntando os Cacos, cuja proposta é registrar em mosaico a arquitetura e cotidiano de quem vive em Florianópolis.

A decisão para o desenvolvimento dessa obra veio da necessidade da preservação de nosso patrimônio cultural  muitas vezes oculto aos nossos olhos, como o Palacete de Hercílio Luz, região do Banco Redondo na Avenida Mauro Ramos.
Oculto lá estava até a demolição de algumas casas para dar espaço provavelmente para mais um empreendimento imobiliário.


Foto: João Cavallazzi, repórter

Diante da tristesa de ver nossa história abandonada ao acaso, fiz a escolha do tema para o próximo quadro e parti para pesquisa na internet, buscando imagens mais detalhadas que permitisse o desenvolvimento da obra.
Encontrei poucas imagens , desconsiderando as atuais, que demonstram a situação de abandono total.




Essa imagem foi escolhida para servir de inspiração, pois nos permite comparar o agora com a beleza do Palacete de ontem.

Construído em 1848, entre prédios modernos e deteriorado por décadas de abandono, é chamado  de Chácara do governador Hercílio Luz. O terreno foi doado ao governador por amigos e pertenceu-lhe em usufruto até sua morte. Segundo Hercília da Luz, filha caçula do ex-governador um amigo teria presenteado a casa alegando que “um homem com tantos filhos não poderia deixar de ter uma casa”.  saiba mais..

Nenhum comentário:

Postar um comentário